Atualizado em 13/08/2024
Segundo dados recentes do IBGE, mais de 10 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva, representando 5,1% da população. Embora a Língua Brasileira de Sinais (Libras) seja uma língua oficial desde 2002, ainda há um grande déficit de fluência em Libras entre a população que não tem deficiência auditiva. Isso cria barreiras significativas na comunicação e na inclusão social.
Implementar libras na escola como disciplina obrigatória é uma estratégia fundamental para promover a inclusão e aumentar o número de brasileiros que dominam essa língua, contribuindo para uma sociedade mais justa e acessível.
Neste artigo você vai ver:
Projeto de lei sobre Libras na escola
É obrigatório o ensino de Libras nas escolas?
Qual a importância da presença de Libras no contexto educacional?
Como trabalhar Libras em sala de aula?
Exemplo de sucesso na implementação de Libras na escola
Projeto de Lei sobre Libras na escola
Em 2018, a Comissão de Educação aprovou o Projeto de Lei nº 2040/11, de autoria do senador Cristovam Buarque. Este projeto propõe a implementação da disciplina de libras nas escolas públicas de ensino básico em todo o Brasil, sendo a matrícula na disciplina facultativa para os alunos.
A proposta visa a inclusão e a disseminação da língua de sinais, com prazos de implementação variáveis conforme a população dos municípios.
É obrigatório o ensino de Libras nas escolas?
O ensino de Libras é obrigatório em determinadas circunstâncias nas escolas brasileiras, conforme estabelecido pela legislação. Abaixo estão alguns pontos-chave sobre a obrigatoriedade:
Reconhecimento Oficial: A Lei nº 10.436/2002 reconhece a Libras como a língua oficial da comunidade surda no Brasil.
Formação de Professores: De acordo com o Decreto nº 5.626/2005, a Libras deve ser incluída como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para todos os níveis e modalidades de ensino, além dos cursos de fonoaudiologia.
Educação Básica: Nas escolas de educação básica, o ensino de Libras não é obrigatório para todos os alunos, mas deve ser oferecido como disciplina para alunos surdos, garantindo-lhes o pleno acesso ao conteúdo educacional.
Intérpretes de Libras: É obrigatória a presença de intérpretes de Libras em sala de aula para acompanhar alunos surdos, assegurando que eles tenham igualdade de acesso ao aprendizado.
Esse conjunto de diretrizes visa promover uma inclusão mais efetiva, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas condições auditivas, tenham acesso a uma educação de qualidade.
Qual a importância da presença de Libras no contexto educacional?
Atualmente, no Brasil, 62.192 estudantes surdos, deficientes auditivos e com surdo-cegueira estão matriculados na educação básica. Desse total, 55.932 estudam em classes comuns, enquanto 6.260 estão em classes ou escolas bilíngues de surdos. Esses dados são do Censo da Educação Básica de 2023, conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Nesse contexto, a importância da libras na escola vai muito além de beneficiar alunos com deficiência auditiva. Ensinar Libras a todos os alunos cria um ambiente escolar mais inclusivo em que a comunicação é facilitada e todos se sentem parte da comunidade.
A especialista em educação inclusiva, Dra. Marta Silveira, destaca:
"A inclusão da libras na escola não só beneficia os alunos surdos, mas também desenvolve a empatia e a consciência social entre todos os estudantes, criando um ambiente de respeito e colaboração."
Como trabalhar Libras em sala de aula?
Para trabalhar libras na escola, é fundamental integrar a língua de sinais de forma natural no currículo, utilizando recursos visuais, intérpretes de Libras e materiais didáticos adaptados. Além disso, a formação continuada de professores é essencial para que eles possam ensinar Libras de maneira eficaz.
Segundo a professora e intérprete de Libras, Ana Paula Souza,
"incluir libras na escola requer um esforço colaborativo entre professores, alunos e pais. A criação de atividades práticas e lúdicas que envolvam Libras é uma maneira eficaz de engajar os alunos e promover o aprendizado."
Inclusão e eliminação de barreiras na comunicação
A inclusão é o principal objetivo da Libras na escola. Ao aprender Libras, os alunos podem interagir melhor com colegas surdos, quebrando barreiras comunicativas e sociais. Esse aprendizado promove uma sociedade mais empática e inclusiva, onde todos têm a oportunidade de participar ativamente.
Função do intérprete de Libras na escola
O intérprete de Libras na escola desempenha um papel crucial ao facilitar a comunicação entre alunos surdos e ouvintes. Ele garante que os conteúdos sejam acessíveis a todos, promovendo a inclusão e garantindo que nenhum aluno fique para trás no processo educacional.
Mercado de trabalho
Dominar Libras na escola não só promove a inclusão, mas também prepara os alunos para o mercado de trabalho. Aqueles que são fluentes em Libras têm mais oportunidades, especialmente em áreas que demandam comunicação inclusiva, como atendimento ao cliente, saúde e educação.
Desenvolvimento pessoal
Aprender Libras na escola desenvolve habilidades motoras, cognitivas e sociais. Além de melhorar a coordenação e a agilidade mental, o aprendizado de Libras promove a empatia e a compreensão das diferenças, formando cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com a diversidade.
Exemplo de sucesso na implementação de Libras na escola
Um exemplo prático do sucesso da libras na escola é o da Escola Lápis Mágico, em Taubaté, SP. Desde 2019, a escola incluiu Libras em seu currículo, e os resultados têm sido notáveis. Segundo Graziela Oliveira, da equipe pedagógica, "os alunos não só aprenderam uma nova língua, mas também desenvolveram uma sensibilidade maior para as necessidades dos outros."
O sucesso do projeto é evidente nas apresentações escolares, nas quais os alunos demonstram o que aprenderam.
"Os pais ficam encantados com as apresentações em Libras, porque além da língua, estamos ensinando valores como amor, empatia e acolhimento", comenta Graziela.
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